quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Abranehare promissiste": A Convenção indígena!

Indios se reuniram no dia de hoje aqui no Paraná para tratar de assuntos como cultura, política indígena e sociedade em comum. Mas gostaría de abordar alguns assuntos com relação a isso:
Há anos ouço, leio, vejo, pessoas falando sobre o "respeito à cultura indígena".
Mas por que a estrutura relacionada a cultura de preservação indígena, está ligada a "fuga" da tal chamada "civilização"??
Por que preservar a cultura significa se "separar" e dizer: 'o homem branco é mau', afastando toda a possibilidade de construção da cultura-preservação-empreendimento, de uma maneira inteligente, como fizeram os imigrantes que chegaram a partir do sec.19 e estruturaram grande parte dos estados do eixo Sul-Sudeste?
Penso que conhecendo bem esse Sul e muitas colônias que por aqui existem, muitos preservam fortemente a cultura e nem por isso deixam de gerar empregos e investir fortemente em negócios dos quais a situação local os permite.
O mais engraçado é que os "antropólogos" não realizam esse tipo de discussão e insistem em dizer "manter" certos atrasos no meio.

Tempo pra se refazer essa análise sociológica...

Link:

http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/425708?noticia=INDIOS+GUARANIS+DE+QUATRO+PAISES+SE+REUNEM+NO+PARANA

0 comentários :