segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Dica de leitura: Além do Planeta Silencioso – C. S. Lewis


Esta dica vai principalmente para aqueles que se interessam por apologética e filosofia cristã. Fascinante por seu trabalho de linguagem poética, filosófica e teológica falando de questões acerca da Queda do Homem e o amor de Deus, é leitura obrigatória para que já conhece o autor pelas obras Cristianismo Puro e Simples e As Crônicas de Nárnia – é claro que não dava para esperar menos de um autor como C. S. Lewis, um dos maiores escritores da cristandade.
A história do livro inicia-se com o filólogo dr. Elwin Ransom sendo sequestrado por outros dois cientistas e levado em uma espaçonave para o planeta vermelho Malacandra, que nós conhecemos com o nome de Marte. Neste novo mundo não ocorreu a Queda como na Terra, relatada na Bíblia no livro de Gênesis, o relacionamento entre os seres nativos e Deus é livre e íntimo, harmonioso e puro, não há maldade, nem pecado até então. Porém, os sequestradores do filólogo planejam saquear os tesouros do planeta e oferecer a vida do seu refém às criaturas que lá vivem. E em meio a isso tudo, Ransom descobre que nosso planeta é chamado, em Malacandra, de “Planeta Silencioso”, cuja trágica história é conhecida por todo Universo. Um fato curioso é que o personagem principal do livro, dr. Ransom, é inspirado em J. R. R. Tolkien, um grande amigo de C. S. Lewis.
Há momentos de suspense, momentos dramáticos e muitos diálogos filosóficos sensacionais. No decorrer da história, o leitor irá ser confrontado a refletir sobre a natureza humana, o amor de Deus e sobre o verdadeiro Inimigo da humanidade. A obra também faz duras críticas ao cientificismo que era uma corrente de pensamento muito forte na época em que Lewis lecionava em universidades – inclusive, Lewis mesmo chegou a simpatizar com esta corrente de pensamento em seu tempo de ateísmo.
Recomendo muitíssimo a quem gosta ficção científica e, também, a quem já se aventurou em Nárnia e se encantou; da mesma forma irá apaixonar-se por este livro que faz parte de uma trilogia, a Trilogia Cósmica.

0 comentários :